terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Georgiana Cavendish, Duquesa de Devonshire



Georgiana Cavendish, Duquesa de Devonshire (7 de junho de 1757 — 30 de março de 1806) foi uma aristocrata e socialite britânica do século XVIII.
Lady Georgiana Spencer era a filha mais velha de John Spencer, 1.° Conde Spencer, um bisneto de John Churchill, 1.° Duque de Marlborough, e de sua esposa, Margaret Georgiana Poyntz.
Lady Caroline Lamb, amante de Lord Byron, foi sua sobrinha. Outra mulher famosa da mesma família da Duquesa foi Diana, Princesa de Gales (1961-1997), uma descendente directa do irmão de Georgiana, George Spencer, 2.° Conde Spencer.
Em 5 de junho de 1774, ela desposou Sir William Cavendish, filho de William Cavendish, 4.° Duque de Devonshire. Para a nobreza inglesa, o matrimônio era brilhante, mas foi infeliz. Ambos tinham temperamentos diferentes e não combinavam.
A incapacidade temporária de Georgiana de gerar filhos também foi outro problema, pois esposas aristocratas eram valorizadas tanto por sua fertilidade como por seus dotes e conexões. A Duquesa de Devonshire deu à luz a duas filhas, antes do nascimento do muito esperado herdeiro e único filho, William, que morreu sem deixar filhos.
Sua filha Georgiana (1783-1858) desposou George Howard, 6.° Conde de Carlisle e sua filha Harriet (1785-1862), Granville Leveson-Gower, 1° Conde Granville.
Foi a própria Georgiana quem apresentou o Duque de Devonshire à sua amante e futura segunda esposa, Lady Elizabeth Foster, filha do 4.° Conde de Bristol. "Bess" era a melhor amiga de Georgiana, que tolerou o ménage à trois por muitos anos.
Contudo, a Duquesa também cometeu adultério: seu caso com Charles Grey, 2° Conde Grey resultou no nascimento de uma filha, Eliza, em 1792[1].
Quando Georgiana morreu, William pôde casar-se com Bess Foster e, imediatamente, providenciou uma nova amante.
Georgiana Cavendish não ficou famosa somente por seu casamento, como também por sua beleza e estilo, sua campanha política e sua paixão por jogos de azar. Alega-se que ela tenha falecido completamente endividada, embora sua família e a família do marido fossem bastante ricas.
Ela congregou à sua volta um grande círculo de figuras literárias e políticas. Participou ativamente de campanhas políticas numa época em que o o direito de voto ainda levaria um século para ser concedido às mulheres (ver sufrágio feminino). Tanto sua família, os Spencer, como os Cavendish eram whigs. Georgiana fazia campanhas pelos whigs, particularmente para um primo distante, Charles James Fox, no tempo em que o rei George III e seus ministros tinham influência sobre a Casa dos Comuns.
Houve rumores de que, durante a eleição geral de 1784, a Duquesa de Devonshire trocava beijos por votos a favor de Fox. O desenhista Thomas Rowlandson (1756-1827) fez uma famosa sátira dela, na sua pintura "THE DEVONSHIRE, or Most Approved Method of Securing Votes".
A Duquesa de Devonshire foi pintada por grandes artistas, tais como Thomas Gainsborough e Joshua Reynolds. O famoso quadro de Gainsborough no qual Georgiana usa um grande chapéu francês ficou desaparecido por anos. Entretanto, um descendente seu, Andrew Cavendish, 11° Duque de Devonshire, conseguiu recuperá-lo, e hoje o retrato está em Chatsworth House.

Nenhum comentário:

Postar um comentário